Argamassa de argila: saiba tudo sobre essa tendência sustentável!

Criado: 06 jan Atualizado: 06 jan

Argamassa de argila: saiba tudo sobre essa tendência sustentável!

Muito se fala atualmente sobre como fazer com que o setor da construção civil se torne mais sustentável – já que os produtos utilizados podem causar grandes impactos ambientais. E a argamassa de argila pode ser um dos primeiros passos para o sucesso nesse processo.

Não há dúvidas de que este mercado está em constante mudança. As novidades não param de surgir e, com isso, cada vez mais pessoas buscam essas alternativas sustentáveis em produtos de reforma.

Mais do que isso, como você já deve saber, a argamassa é um material indispensável para qualquer serviço.

E a argamassa de argila é uma das tendências ecológicas que o mercado está implementando para substituir a tradicional, mas manter a qualidade nas aplicações. Dessa forma, é possível dar mais um passo rumo à preservação do meio ambiente.

O principal impacto ambiental da argamassa tradicional é a sua composição. Ela é feita de cimento e o processo de fabricação deste componente libera óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e compostos de chumbo – todos são poluentes.
Fonte: CSI – Cement Sustainable Initiative – ou, em sua tradução, Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento

Neste conteúdo iremos te explicar as principais características da argamassa de argila para que você possa implementá-la em seu próximo serviço, tornando-o ainda mais sustentável e fazendo seu trabalho se destacar entre a concorrência.

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você. Boa leitura!

O que é preciso saber sobre a argamassa de argila? 

Já pensou ter destaque no mercado da construção civil por ser um profissional que utiliza produtos sustentáveis?

A seguir, você poderá conferir alguns detalhes sobre a argamassa de argila que irão te ajudar a entender como esse produto é importante para o meio ambiente, te deixando preparado para usá-lo em seus serviços.

Explicando a argamassa de argila: o que é e qual sua função

A argamassa de argila é um material sustentável, que não provoca danos ao meio ambiente quando aplicada. Ela mantém as mesmas funções da argamassa convencional – colar e assentar os blocos ou ser aplicada na parede para que ela receba o revestimento –, não perdendo a qualidade na aplicação.

Esse é um produto, dos diversos exemplos que já existem no setor da construção civil, que é natural e eco friendly.

A argamassa convencional possui os seguintes componentes: cimento, pedras, aditivos e água.

Já na argamassa sustentável, a argila é utilizada no lugar do cimento – que é um material que agride o meio ambiente ao ser produzido – nas paredes internas. 

Ela tem a função de assentar os acabamentos e, ao ser aplicada, o desempenho termo acústico do ambiente é aprimorado – em muitos casos, a argila também é usada como isolante. 

Outra curiosidade sobre a argamassa de argila é que, devido à sua composição, seu aspecto rústico e suas cores variadas podem ficar aparentes no ambiente, dispensando a pintura ou o revestimento. Ou seja, seu cliente ainda pode optar por ter um cômodo diferenciado na casa.

A argamassa de argila também desempenha um ótimo trabalho quando o assunto é a umidade do ambiente. Ela garante a diminuição dessa condição. 

Por que a argamassa de argila é um produto sustentável?

Um aspecto ecológico que esse produto possui é a sua composição. Como seu nome já diz, essa argamassa é feita com argila, um material abundante na natureza.

Ou seja, utilizar argila para compor a argamassa não causa danos permanentes aos recursos naturais que existem no planeta – mas claro que, mesmo assim, é preciso ter um uso consciente deste componente.

O seu desempenho térmico também tem relação com sua sustentabilidade. A argamassa de argila pode promover a otimização da sensação térmica no ambiente, sem precisar de equipamentos elétricos para isso.

E, por último, como já trouxemos neste conteúdo, a argamassa de argila não possui cimento entre seus componentes.

Quer mais conteúdos relevantes? Venha para o É da Casa!

Se você gostou desse conteúdo e ainda achou ele relevante para o seu dia a dia como pintor profissional, venha conhecer o sistema de parcerias que o É da Casa possui.

Formar uma parceria com a nossa marca te oferece conteúdos atualizados sobre o mercado da construção civil, além de dicas sobre técnicas de pintura, a melhor escolha de tinta, como fazer uma boa combinação de cores e muito mais!

Mais do que isso, os profissionais parceiros do É da Casa garantem benefícios para que seus serviços sejam facilitados no mercado. Confira alguns deles:

Maior visibilidade do seu trabalho
Variedade de serviços e clientes
Menos tempo ocioso
Comissão por cada venda feita na plataforma, que tenha sido sua indicação

Venha crescer com a gente! Nosso objetivo é te ajudar a alcançar mais destaque no mercado e ainda te proporcionar todos os materiais necessários para que seus serviços sejam excelentes.

Entre, cadastre-se e venha ser um pintor profissional parceiro do É da Casa:

Seja nosso parceiro
Cadastre-se

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP