Combinação de cores: quais são as melhores na hora de pintar?

Criado: 08 nov Atualizado: 16 dez

Combinação de cores: quais são as melhores na hora de pintar?

Quando o assunto são os serviços de pintura, todos os pintores profissionais devem saber como fazer uma boa combinação de cores nos ambientes. Afinal, é essa técnica que trará destaque para o cômodo.

Com a combinação de cores certa, é possível fazer com que os clientes sintam diferentes emoções, tenham alterações de humor e até mesmo é possível dar a impressão de que os ambientes são maiores ou menores.

E por esse motivo, é extremamente importante que os profissionais da pintura saibam como combinar os tons de cada cor. Dessa forma, a satisfação do cliente é certa e pode até mesmo te garantir uma indicação.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas sobre como acertar na combinação de cores e quais são as melhores na hora de começar a pintar as paredes. Confira a seguir!

Como o círculo cromático torna a combinação de cores mais fácil

Não há dúvidas de que o mercado da construção civil possui diversas cores de tintas, o que dificulta na hora de escolher a certa para os serviços. 

Porém, existe uma ferramenta que pode te ajudar a fazer a melhor combinação de cores: o círculo cromático.

Como seu nome já prevê, ele é um círculo formado por cores que podem ser percebidas pelas pessoas.

Círculo cromático ajuda na combinação de cores

Outro ponto interessante sobre o círculo cromático é que, a combinação de cores parte de suas posições dentro dele. As mais comuns são as monocromáticas, análogas, complementares e tríades.

Ou seja, com essa ferramenta que, à princípio parece tão básica, é possível que os pintores possam encontrar a melhor forma de combinar as cores com o ambiente em que elas serão aplicadas.

Combinações de cores que são boas para a pintura

Como já mencionamos, existem algumas combinações de cores que podem ser ideais na hora de pintar algum cômodo. Agora, iremos explicá-las:

  • Combinação monocromática 

Consiste em utilizar variações de uma mesma tonalidade, sendo uma combinação de cores que agrada muitas pessoas. É possível adicionar uma mistura de tons neutros, como branco e cinza.

  • Combinação análoga

Ao utilizar uma cor primária juntamente com outras duas cores que estão próximas a ela dentro do círculo cromático, obtém-se a combinação análoga.

Nesse caso, uma das cores irá dominar a combinação, enquanto as outras serão complementos que trazem harmonia, alegria e sofisticação. Além disso, essa é uma combinação muito comum de vermos na natureza, trazendo uma sensação de harmonia e naturalidade aos ambientes.

A dica aqui é não usar muitas cores com esta combinação, pois pode destruir a harmonia.

  • Combinação complementar

Essa é  uma combinação que acontece quando usamos duas cores opostas no círculo cromático – misturando, por exemplo, cores quentes e frias.

Como são cores que chamam muita atenção, é válido escolher uma delas para se destacar. Além disso, essa combinação pode dinamizar um ambiente, deixando-o com uma energia mais vibrante, portanto é importante saber em qual cômodo aplicá-la.

  • Combinação tríade

Essa é uma técnica que combina três cores com a mesma distância entre si dentro do círculo cromático. O  efeito visual que ela traz é moderno, ousado e diferente, sendo cheia de contrastes e não perdendo o equilíbrio.

Assim como a combinação complementar, na tríade é necessário escolher uma cor para ser a principal, usando as outras duas para fazer detalhes na pintura.

Melhor maneira de combinar as cores: saiba algumas dicas!

Além de saber como fazer as combinações que citamos acima, existem outras dicas sobre como fazer essa técnica da melhor maneira possível.

Com isso, você, pintor profissional, pode trazer maior satisfação aos seus clientes e ainda surpreendê-los.

Dicas de combinação de cores

Com a mistura de cores é possível harmonizar um ambiente por completo, pensando em como os tons das paredes irão combinar com móveis e decorações, por exemplo.

Combinação de cores individuais

  • Branco: combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto
  • Bege: combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco
  • Cinza: combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul
  • Rosa: com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro
  • Fúcsia: combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom
  • Vermelho: combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto
  • Marrom: combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante
  • Laranja: combina com ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto
  • Amarelo: combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto
  • Verde: marrom dourado, laranja, verde, amarelo, cinza, creme, preto e branco
  • Ciano: vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo
  • Lilás: combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco

Como a combinação de cores pode modificar ambientes

Dependendo da combinação de cores que você utilizar, é possível modificar ambientes sem mover um centímetro deles.

Além de deixá-los com a sensação de serem maiores ou menores, as tintas também permitem que os ambientes pareçam mais altos ou mais baixos. Quer saber como? Iremos te explicar!

Para criar a sensação de um pé direito mais alto, por exemplo, você deve pintar o teto de branco e deixar as paredes em tons mais escuros. Já se o cliente pedir para diminuí-lo, o teto deve ter uma tonalidade mais escura do que as paredes.

Quando for preciso alargar um corredor, as paredes menores e o teto devem ter uma cor mais escura do que as paredes maiores. 

Se a ideia é alongar um ambiente quadrado, a dica é aplicar uma cor escura em duas paredes – uma na frente da outra.

Onde achar as melhores tintas para o serviço? No É da Casa, claro!

Agora que você já entendeu como fazer a melhor combinação de cores para cada serviço, só falta um passo: saber onde encontrar tintas de qualidade!

E nisso, o É da Casa pode te ajudar. Afinal, somos uma plataforma que disponibiliza produtos para obras e reformas, ou seja, tudo para que o seu serviço tenha real valor aos olhos do cliente.

Quando o assunto são as tintas, contamos com uma grande parceira: a Real Tintas. Juntos possuímos em nosso site uma grande variedade de tipos e categorias deste produto. Todos com as melhores fórmulas, alta pigmentação e excelente resistência.

Com elas, temos certeza que o seu serviço será mais completo e terá um resultado final impecável. 

Venha conhecer o nosso catálogo de produtos e escolha a tinta que irá compor a combinação de cores do seu próximo serviço: 

Saiba mais sobre nossos produtos e escolha sua tinta. Acesso o site.

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP