Entenda como garantir o aumento de vendas para sua loja de construção com promoções lucrativas

Criado: 10 maio Atualizado: 03 out

Entenda como garantir o aumento de vendas para sua loja de construção com promoções lucrativas

Quem é dono de uma loja sabe que o aumento de vendas é um desejo constante e que impacta diretamente na lucratividade do negócio. E apesar dos bons resultados em 2021, quem tem um estabelecimento que oferece materiais de construção precisa ficar de olho na nova realidade do mercado

Para seguir com bons números relacionados às vendas, os lojistas precisam estabelecer estratégias que tornem seus estabelecimentos atraentes para os clientes e os façam comprar os produtos.

Dois pontos são relevantes e devem ser levados em consideração na hora de planejar essas estratégias: a sazonalidade e o quanto o cliente está disposto a gastar, já que os custos com materiais de construção podem ser altos.

Pensando nisso, por que não apostar em uma ação que tornará tanto clientes quanto lojistas satisfeitos? Estamos falando de promoções de venda!

A importância das promoções no mercado

A importância das promoções cresceu no Brasil nos últimos anos. Com a crise econômica, os consumidores se tornaram mais reclusos na hora de comprar.

Ou seja, lojistas precisaram entender o cenário mercadológico e estabelecer algum plano para que os produtos não ficassem parados no estoque pelos preços.

Na construção civil, os produtos tiveram um alto crescimento nos seus valores em 2021. A perspectiva para 2022 ainda é de que os valores se mantenham altos.

Com preços elevados, os lojistas irão precisar pensar em ações para que os estoques não fiquem parados. As promoções podem ser uma saída. 

 Vale a pena fazer promoções para alcançar um aumento de vendas?

Por conta do setor da construção civil exigir um alto investimento do cliente, optar pelos descontos nos produtos é uma das formas de atrair o público e ocasionar o aumento de vendas.

As promoções também são válidas para fidelização de clientes, pois se elas forem constantes ou bem estruturadas durante o ano, sua loja pode ser uma referência de preço diante dos concorrentes. 

Isso pode ser feito por meio de cupons de desconto, brindes ou até mesmo vendendo produtos de alta qualidade por preços menores.

Ainda assim, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para obter promoções de vendas lucrativas e que não prejudiquem seu negócio.

Um ponto de atenção deve ser o investimento e o controle financeiro. Como já falado, estabelecer estratégias na hora de fazer as promoções permite um cálculo mais preciso sobre futuros gastos e evita perda de dinheiro.

Outra métrica importante é ter controle de estoque, pois com as promoções é possível que os clientes comprem muito de um produto e pouco do outro. Saber quais produtos podem ser promocionados é extremamente importante.

Como fazer uma boa promoção para aumento de vendas

Tudo sobre promoções é questão de estratégia. Por isso, é importante entender o que fazer para gerar o aumento de vendas e ainda valorizar seu produto para os clientes.

E aqui temos algumas dicas que podem te ajudar a entender como fazer uma boa promoção de vendas: 

  • Datas Sazonais

As datas sazonais são épocas do ano em que os consumidores tendem a comprar mais. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Consumidor e Natal são alguns exemplos.

Para ter um  maior aumento de vendas, foque no início dos meses ou quando as pessoas recebem o décimo terceiro salário. Esses são períodos em que o público tem mais dinheiro. 

  • Tipos de desconto

Os descontos podem ir muito além de uma simples porcentagem em algum produto. Para aumentar suas vendas, pense fora da caixa e crie diferentes tipos de promoções para atrair mais a atenção das pessoas. 

Kits de produtos em que o cliente ganha descontos ao comprar um conjunto de itens é uma das opções de promoção que faz os consumidores se interessarem pela compra. 

  • Todo mundo gosta de um bom brinde

Quem não gosta de fazer uma compra e ganhar um brinde? Apesar de não parecer, essa é uma forma diferente de oferecer promoções na sua loja e ter um aumento de vendas.

Apesar de não diminuir o preço de nenhum produto, o brinde pode trazer um diferencial para o seu estabelecimento. Ou seja, o consumidor pode dar preferência aos seus produtos simplesmente por essa experiência de compra. 

Imagine dessa maneira: um cliente entra na loja procurando uma tinta para fazer uma reforma na casa e como brinde ele leva um pincel para ajudar no processo! Ótimo, não é? 

  • Desconto na primeira compra

Sabe aquele cliente que vai até sua loja pela primeira vez? Por que não oferecer um desconto em sua primeira compra e ganhar pontos com ele de primeira? 

Esse é um desconto muito comum para fidelizar clientes e incentivá-los a comprar em sua loja.

  • Compre um, leve outro

Um desconto muito comum em diversas lojas e que pode ser benéfico para a sua de materiais de construção: com a compra de um produto, o cliente leva outro de menor ou igual valor.

Essa promoção também pode ser relacionada a alguma queima de estoque que você fizer na sua loja.

  • Oferta por tempo limitado

Se você não pode ser muito flexível com o preço dos produtos, uma alternativa é oferecer um desconto por tempo limitado. 

Um desconto baixo em algum setor da sua loja que está com produtos parados por muito tempo pode ser a solução. Por exemplo, um cupom de 10% válido por apenas dez dias.

Realizar uma oferta por tempo limitado gera certa urgência na compra, uma vez que as pessoas assimilam que aquele produto tão desejado não estará com um preço promocional por muito tempo e precisam correr para garanti-lo. 

Parcerias: elas podem ajudar no aumento de vendas?

Além das dicas citadas acima, ainda há mais uma forma de garantir o aumento de vendas na sua loja: investir em uma parceria.

Ter um parceiro para te ajudar na evolução do seu negócio com praticidade e segurança. Ele pode oferecer potencialização de novos clientes, maior acesso a conhecimento sobre o mercado da construção civil e garantia de preços justos nas vendas.

Algumas parcerias podem ajudar no alcance de novos clientes, te dar mais conhecimento sobre o mercado e colaborar na evolução do seu negócio com praticidade e segurança. 

Já pensou em ter uma plataforma digital como parceira? A dica extra é uma indicação: o É da Casa.

O É da Casa promove comissões para vendas e entregas feitas pelo seu estabelecimento, além de aumentar o portfólio de produtos da sua loja.

Ficou interessado? Não deixe de conhecer todos os benefícios que essa plataforma oferece aos lojistas e comece a parceria o quanto antes!Uma das formas de garantir o aumento de vendas é procurar por uma parceria de mercado e o É da Casa pode te ajudar nisso.

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