5 dicas de como conseguir mais indicações para seu serviço de pintura

Criado: 05 maio Atualizado: 03 out

5 dicas de como conseguir mais indicações para seu serviço de pintura

Já é perceptível que o mercado e os hábitos de seus consumidores mudaram nos últimos anos. Atualmente, as indicações se tornaram decisivas para um cliente contratar o serviço.

Isso porque as pessoas estão mais cautelosas quando o assunto é adquirir algo. E com indicações de amigos e familiares, além delas pouparem seu tempo na hora da escolha, também existe a possibilidade de não se frustrarem com o serviço.

Porém, as indicações não são vantajosas apenas para os clientes. Profissionais autônomos no serviço de pintura, por exemplo, podem aumentar consideravelmente o número de trabalhos por meio desse processo.

Afinal, se o seu serviço agradar os consumidores, há grandes chances de ser indicado.

Segundo estudo, 83% dos clientes satisfeitos se dispõem a fazer indicações para familiares e amigos.

Quer entender melhor como conseguir novas oportunidades de trabalho e ainda divulgar o seu serviço para novos públicos de forma sutil e eficaz? Não deixe de ler esse artigo até o final.

A importância das indicações

Há muitos anos, os profissionais que atuam no mercado já utilizam as indicações para ganhar destaque entre seus concorrentes. 

Esse processo também pode ser chamado de “boca a boca”, e apesar da nomenclatura parecer muito diferente, os significados permanecem os mesmos.

O termo é usado quando o objetivo do profissional é espalhar uma mensagem — ou seja, a divulgação do seu serviço de pintura — de pessoa em pessoa. 

Ser indicado pelos seus clientes é importante não apenas para gerar mais lucros no dia a dia. Uma pessoa que realmente gostou do resultado final que o seu serviço trouxe ao ambiente pode agregar muito em seu crescimento profissional.

Isso ocorre por conta da credibilidade. Quando uma pessoa conta a sua experiência para outra — principalmente se forem conhecidas entre si —, o nível de confiança sobre a indicação aumenta.

Além disso, sua margem de alcance pode aumentar também. Pense nisso: se antes você conseguia fechar orçamentos apenas em uma região, com as indicações, esse raio de alcance tende a expandir

Ou seja, além de gerar mais lucros, ganhar mais credibilidade e expandir seu serviço para outras regiões, você também pode interagir com uma diversidade maior de públicos. Isso também pode ajudar na hora das ideias, futuramente. 

Com mais diversificação de público e novas visões de ambientes, sua perspectiva pode mudar e você pode ter mais ideias para dar de opção aos clientes.

Desvantagens das indicações

Após o que foi falado sobre os pontos positivos de receber indicações pelo seu serviço de pintura, é importante saber também as suas desvantagens.

Claro que ser indicado, à primeira vista, pode parecer que é a melhor forma de agregar ao seu trabalho. Porém, deve ser levado em consideração que essa ação também tem pontos negativos.

As indicações também possuem desvantagens. Uma delas é a falta de controle e a outra são as expectativas

Mas, não pense que por esses tópicos existirem, as indicações não são eficazes. Muito pelo contrário, até porque tudo no mercado tem seu lado bom e ruim.

Dicas que aumentarão as chances do seu serviço de pintura ser indicado

O segredo para conseguir que seu cliente faça indicações sobre a qualidade do seu serviço, é saber abordá-lo da maneira correta.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como conseguir ser mais indicado pelo seu público e aumentar sua cartela de clientes. 

  • Oferecer benefícios

É comum no mercado que, em troca de indicações, os profissionais ofereçam benefícios aos seus clientes.

Isso pode acontecer por meio de descontos no próximo serviço de pintura ou reforma para aqueles que indicarem parentes ou amigos. 

O benefício também pode ser oferecido a quem a indicação foi feita — ganhar alguma porcentagem de desconto no primeiro orçamento, por exemplo.

  • Peça a indicação, mas no momento certo

Se você prestou um bom serviço, entregou uma experiência adequada ao cliente e sabe que ele está satisfeito, então esse é o momento para você pedir indicações.

O importante é que nada seja forçado. Fale com o seu cliente que, se ele gostar do resultado e se sentir confortável, pode fazer uma indicação do seu serviço para pessoas próximas.

Um ponto de atenção aqui é entender o momento de pedir. Caso o serviço não tenha sido finalizado ainda ou precise de certos ajustes, é melhor esperar para trazer esse assunto na conversa.

  • Esteja presente, mesmo após o serviço

Uma das maneiras de garantir mais indicações é o acompanhamento. Após o término do projeto, não deixe o seu cliente esquecer de você, pois seu serviço pode ser necessário novamente.

Quando ele te indicar, tenha a preocupação de agradecê-lo de alguma forma. Isso traz aos envolvidos uma percepção de consideração com eles.

  • Faça parcerias

Uma das formas de pedir indicações é por meio de parcerias. Formar um relacionamento de colaboração pode aumentar ainda mais a valorização do seu serviço.

Dica #5: utilize suas mídias digitais

As redes sociais são canais de fácil e alto alcance. Grande parte da população tem acesso às mídias e passam parte dos seus dias navegando neste mundo.

É possível, através dessas redes, se comunicar com seus clientes em tempo real. Mais do que isso, é por meio delas que seu serviço pode ser ainda mais divulgado.

Ou seja, se você for indicado, a pessoa pode conferir seu trabalho por meio das mídias.

Por isso, ter suas redes sociais atualizadas e organizadas é extremamente importante para maior visibilidade do seu público. 

Transforme elas em uma vitrine do seu trabalho com esse material gratuito que separamos exclusivamente para você.

Existem algumas dicas que podem aumentar as chances do seu serviço de pintura ser indicado, e entre elas está o uso das mídias sociais. Saiba mais no e-book gratuito!

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP