Guia completo sobre a venda cruzada

Criado: 24 jun Atualizado: 03 out

Guia completo sobre a venda cruzada

Sabemos que o mercado está cada dia mais competitivo e que superar os concorrentes com inovações — em produtos e atendimento — não é uma tarefa fácil. Porém, com a venda cruzada, crescer no setor da construção civil pode ser uma realidade cada vez mais próxima.

Esse cenário de alta competitividade e dificuldades na criação de promoções pode ser acentuado em nichos mais específicos e com produtos de valores elevados, como o setor de construção civil.

Apenas no começo de 2021, a venda de materiais de construção aumentou em 32,92%. Isso contribui para a venda cruzada acontecer

Por isso, é necessário que os lojistas desse mercado atraiam a atenção do seu público com ofertas inovadoras na hora de vender.

Implementar diferentes técnicas de venda pode trazer diversos benefícios para uma loja. Melhorar os resultados no final do mês e trazer autoridade na área de atuação são alguns bons exemplos.

Pensando nesse processo, existem diversas estratégias que podem ser usadas para complementar as vendas do seu negócio, inclusive o uso da venda cruzada. E neste conteúdo vamos te explicar tudo sobre ela e as suas vantagens lojistas.

O que é a venda cruzada?

A venda cruzada pode ser definida como uma forma sutil de oferecer uma experiência de compra mais completa para o consumidor. Seu objetivo é promover ofertas personalizadas que auxiliam no aumento de vendas dos produtos e do lucro para os lojistas.

Ou seja, a venda cruzada pode elevar o valor das compras que os clientes fazem na sua loja. Isso acontece por um motivo: a partir da oferta de produtos complementares à escolha inicial do consumidor.

A lógica é simples: os lojistas podem aproveitar os impulsos de compra das pessoas oferecendo itens que agregam compatibilidade e valor ao que foi escolhido de primeira.

Outro papel importante que a venda cruzada tem é a melhora na experiência do cliente por meio de um atendimento personalizado.

Vantagens da venda cruzada no setor de construção civil

A venda cruzada tem outras vantagens para os lojistas que vão além da melhora na experiência do cliente. Aqui, vamos citar três exemplos que farão você ver como essa estratégia pode trazer benefícios à sua loja:

Aumento dos lucros 

Como já mencionado, com a venda cruzada os clientes podem entrar na sua loja com o objetivo de comprar apenas um produto, mas fechar a compra com uma quantidade maior de outros produtos complementares

Com a oferta dos produtos certos, lojistas podem aumentar — e muito — a lucratividade dos seus negócios.

Fidelização dos clientes

Esse tópico pode ser considerado um complemento para a melhor experiência do cliente. Isso porque, com experiências positivas, o consumidor entenderá que seu estabelecimento sempre entregará novidades. 

Além disso, um cliente feliz com seus produtos e satisfeito com o atendimento, tem grandes chances de voltar à sua loja e não procurar algum concorrente.

Exposição maior de produtos

Nas lojas, é comum que alguns produtos tenham mais saída que outros, e a venda cruzada pode ser a solução para esse obstáculo.

Com essa estratégia, lojistas podem oferecer produtos do portfólio que não estão com vendas altas — desde que eles complementem o item de interesse do cliente.

Existe desvantagem na venda cruzada?

A desvantagem que a venda cruzada tem não é bem por uma falha na estratégia, mas sim no planejamento.

A recomendação de produtos que não fazem sentido entre si — oferecer uma lata de tinta para um cliente que está comprando um piso, por exemplo — pode fazer o consumidor se estressar e até mesmo desistir da compra.

Nesse sentido, é essencial analisar quais esforços produzem uma venda cruzada lucrativa para a sua loja. Também é importante entender que nem todos os clientes estarão dispostos a realizá-la — o que é compreensível —, então cabe apenas achar a estratégia certa para eles.

A venda cruzada tem relação com a venda casada?

De imediato, já podemos dizer que não. Os dois termos são completamente distintos entre si.

Muitos já devem ter ouvido falar sobre a venda casada ser utilizada no comércio, mas é importante ressaltar que ela é considerada um crime.

A venda casada e a venda cruzada são totalmente diferentes. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o primeiro processo é proibido por lei!

A venda casada acontece quando um produto só é vendido caso o cliente compre outro item junto. Ou seja, caso o consumidor não queira a sugestão do vendedor, ele fica impossibilitado de finalizar a compra.

Isso a torna o oposto da venda cruzada: é sugerido um produto que tenha relação ao que o cliente já escolheu, mas caso ele não queira adquiri-lo ninguém o obrigará a levá-lo e muito menos irá negar a finalização da compra.

Além da venda cruzada, como inovar nas estratégias da loja?

Se você quer aumentar ainda mais os seus lucros e ganhar uma visibilidade maior — tanto no mercado, quanto entre seus clientes —, apostar em uma parceria pode ser a melhor opção.

Além de implementar estratégias de vendas — como a venda cruzada —, uma parceria permite que você, lojista, abra caminhos para que seu negócio cresça no nicho da construção civil.

Atualmente, a melhor plataforma online que proporciona tudo isso e muito mais a você, é o É da Casa. Ela ajuda pequenas empresas a ganharem visibilidade digital e ainda possibilita aos lojistas parceiros estarem posicionados onde o público está. 

Venha saber mais vantagens que os parceiros do É da Casa recebem e aproveite para já começar essa jornada.

Além da venda cruzada, existem outras formas de fazer estratégias para lucrar na sua loja! Venha ser nosso parceiro e descubra!

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