Vale a pena investir em e-commerce de materiais de construção?

Criado: 14 out Atualizado: 04 out

Vale a pena investir em e-commerce de materiais de construção?

O e-commerce brasileiro cresceu 41% e ganhou novos 13 milhões de consumidores. Por que sua loja ainda não é digital?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre transformação digital, talvez como uma tendência de médio ou longo prazo.

Antes da pandemia, a implementação e uso da tecnologia digital para solucionar problemas tradicionais e até mesmo inovar andava em passos lentos.

A chegada da Covid-19 mudou completamente este cenário. Quem já tinha alguma estrutura online saiu na frente. Agora, é impossível cogitar posicionamento, visibilidade e competitividade sem estar neste ambiente.

Dessa maneira, quem não estiver inserido no digital, automaticamente estará atrás da concorrência e é por isso que você precisa investir e estruturar seu e-commerce.

Entendendo o e-commerce

Com apenas alguns cliques, seus clientes podem comprar qualquer item da sua loja e receber em qualquer lugar do mundo, no conforto de suas casas.

Para oferecer uma experiência positiva e garantir essa comodidade aos seus clientes, você precisa:

  • Ter uma página dentro de uma plataforma de e-commerce
  • Produzir fotos, vídeos, descrição e especificação de cada item 
  • Fazer parcerias com fornecedores e transportadoras
  • Pensar na logística de entrega e troca
  • Escolher os formatos de pagamento

Também não podemos esquecer do atendimento ao cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.

Não é tão fácil e rápido estruturar um e-commerce, demanda investimento de tempo e dinheiro. Porém, os resultados podem ser muito promissores. 

5 motivos para te convencer a estruturar seu e-commerce

No início da pandemia, mais de 80% das empresas no Brasil aceleraram seus projetos de transformação digital, segundo o DT Index 2020 (Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020).

Essa transformação também mudou o comportamento do consumidor ao realizar suas compras. Uma vez que eles não puderam mais sair de casa, comprar online se tornou a única opção. 

Além disso, quem nunca havia feito uma compra pela internet se viu sem saída. O e-commerce brasileiro, além de ter crescido 41%, ganhou novos 13 milhões de consumidores no ano passado, mostram os dados da pesquisa Webshoppers 43, feita pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco.

O setor de materiais de construção cresceu 38% e 74% dessas vendas foram feitas por canais digitais.

E não para por aí: um estudo realizado pela Fundação de Dados mostra que 24,5% das pessoas que têm intenção de fazer obras ou reformas residenciais ainda em 2021 pretendem comprar online.

Olha quantas oportunidades você pode estar perdendo! 

Conheça mais cinco motivos que irão te convencer de vez a montar um e-commerce para a sua loja de material de construção:

  1. Não depende da disponibilidade de tempo do cliente para visitar seu estabelecimento e sua loja funciona 24 horas, sete dias por semana. 
  2. Seu raio de alcance para as vendas aumenta.
  3. Mais agilidade no atendimento, venda e atividades operacionais, uma vez que ao implantar uma loja virtual, você passa a ter um sistema integrado.
  4. Maior controle do seu estoque.
  5. Redução de custos operacionais.

O e-commerce é apenas umas das estratégias que podem ser usadas para entrar no meio digital. 

Uma outra opção para ingressar neste ambiente e com um investimento menor é o marketplace. Você sabe o que é?

Marketplace ou e-commerce: qual a melhor opção para meu negócio?

A resposta para esta pergunta é “Depende!”, isso porque o marketplace funciona como uma vitrine para o seu negócio.

Ou seja, você se torna parceiro de uma plataforma e vende seus produtos por lá. Já no e-commerce é a sua loja com os seus produtos.

Se a sua marca ainda não é tão conhecida e não tem tanto peso de mercado, optar pelo marketplace pode ser uma boa opção para dar os primeiros passos no digital.

Além disso, quando falamos sobre investimentos, devemos considerar que ao construir um e-commerce você precisará contratar o profissional para desenvolver a plataforma e lidar com todo o processo logístico. No marketplace, uma empresa já te oferece a estrutura pronta. 

Outro fator a ser considerado é a questão da segurança de dados e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que passa ser de responsabilidade da empresa que administra a loja virtual se você optar pelo marketplace.

No e-commerce, a marca precisa garantir a segurança dos dados de seus consumidores.

É da Casa: o melhor dos dois mundos

Construir, reformar ou decorar demanda dedicação e tempo. Nem sempre é fácil encontrar bons profissionais, materiais com preços acessíveis e ter acesso a determinadas lojas de material de construção.

O É da Casa chegou para conectar todas as partes envolvidas nesse processo: clientes, profissionais, lojistas e indústrias.

Somos uma plataforma em que é possível encontrar materiais e profissionais para construção e reforma, com mais praticidade, segurança, preços acessíveis e melhores condições de pagamento. 

Nascemos com o objetivo de levar para o ambiente online os pequenos negócios do setor, dar visibilidade para pequenas empresas a partir da penetração delas no mercado online, além de oferecer preços atrativos para os consumidores e contribuir para o aumento de faturamento dos nossos parceiros.

Dessa maneira, o processo de reforma deixa de ser algo complexo e preocupante e passa a ser mais acessível, digital e seguro

Agora, é só avaliar os benefícios de estar online e escolher a melhor estratégia para o seu negócio. Uma opção que o É da Casa oferece é a possibilidade de parceria. 

Quer saber mais sobre as vantagens de ser nosso parceiro? Confira esse material que separamos exclusivamente para você e venha fazer parte do É da Casa.

O É da Casa chegou para conectar os dois mundos: o e-commerce para lojas menores. Saiba mais

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