Saiba como melhorar o treinamento de funcionários e aumentar a fidelização dos clientes

Criado: 22 fev Atualizado: 03 out

Saiba como melhorar o treinamento de funcionários e aumentar a fidelização dos clientes

Seja em uma loja de bairro ou em uma multinacional, ter um bom plano de treinamento de funcionários é essencial para que seu negócio tenha sucesso no mercado.

Agora, como fazer isso de maneira dinâmica e que realmente agregue no dia a dia dos seus funcionários, esse sim é o segredo. 

Você sabia que mesmo nos dias de hoje, ainda surgem perguntas como: 

  • Mas desenvolvimento profissional não é por conta do próprio funcionário? 
  • Porque os chefes devem investir tempo e dinheiro nisso?

Mas saiba você, lojista, que esse não é o caminho certo a se seguir. Se um estabelecimento quer que seus funcionários cresçam e se desenvolvam profissionalmente, é preciso investir em um bom treinamento de funcionários. O crescimento começa por ações bem induzidas.

E pensando nisso, trouxemos este artigo com tudo o que é preciso saber sobre como fazer um treinamento de funcionários de forma eficiente.

O que significa treinar e capacitar seus funcionários? 

Muitos chefes ainda possuem a dúvida sobre o que realmente pode ser um treinamento de capacitação de funcionários, então vamos aos esclarecimentos.

De forma rápida e resumida, o treinamento de funcionário pode ser entendido como técnicas que vão capacitar os funcionários, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento profissional dos mesmos.

A primeira impressão pode ser de algo complicado e cheio de etapas ou teorias, mas não é bem assim.

Um exemplo prático disso são as metas. Todos os lugares possuem metas, mesmo uma loja pequena, afinal são elas que fazem o estímulo de toda a equipe subir.

Nesse caso, um funcionário que teve um bom treinamento vai conseguir desempenhar suas funções de forma mais eficiente, além de conhecer todos os passos e processos que levarão o cliente a escolher aquele produto

Outra boa prática para um treinamento de funcionários ser eficaz é focar no bom e velho atendimento ao cliente

Sim, a história já é velha e repetitiva, mas não dá para fugir desse método. A primeira coisa que um cliente repara na sua loja é o quão bem ele é tratado e os esforços que os funcionários têm para levá-lo à decisão de compra.

pesquisa apontando que pessoas preferem lojas com treinamentos de funcionários capacitados e com um bom atendimento

O que se pode concluir de tudo isso é que, não precisam ser tomadas ações caras e ousadas para se ter um com treinamento ou capacitados dos seus funcionários.

Qualquer tipo de preparação é válida, até mesmo sentar ou acompanhar um colega de equipe no dia a dia vale como treinamento para sua futura rotina.

Já ouviu falar em cultura de desenvolvimento? 

Nos dias atuais, a cultura do desenvolvimento está sendo implementada na maioria das empresas ou lojas que seguem as tendências do mercado. 

Isso porque se trata de proporcionar treinamentos e capacitações para os funcionários de forma contínua, com o objetivo de ter uma constante atualização de informações. 

Exemplos práticos disso são cursos que envolvem a área de atuação do seu funcionário.

4 dicas que podem deixar o treinamento de funcionários mais interessantes

Não é porque se trata de estudos e treinamentos que a implementação vai ficar chata ou muito difícil. 

Aqui, temos algumas dicas de como proporcionar conhecimentos para seus funcionários de forma descontraída e dinâmica. 

  • Simulação de liderança

Um líder dentro de um ambiente de trabalho é o pilar focal de toda organização. 

Quando pensamos em lojas, o papel de líder pode estar atrelado ao de chefe, por se tratar de um estabelecimento de porte menor

E nisso entra esse exercício: deixar, em um dia de cada mês, um funcionário exercer o papel de liderança, possibilitando o mesmo ter uma experiência de comando.

  • Pesquisa

Para tornar os futuros treinamentos mais interessantes e atendendo a todas as necessidades dos seus funcionários, uma dica é realizar pesquisas. 

A ideia é fazer um levantamento de dados, uma pesquisa interna, mais especificamente, com os temas preferidos dos funcionários – e os necessários também.

  • Trocas de experiências 

A grande vantagem dos treinamentos é a possibilidade de interação entre os funcionários.

A dica aqui é fazer atividades que possam dar aos seus funcionários a liberdade de compartilhamento de experiências que eles já possuem no dia a dia.

Quem tem parceiros, tem tudo!

Sabia que a construção civil cresceu 10,7% em 2020? Isso significa que, com a pandemia em seu ápice, muitas pessoas passaram a frequentar mais lojas de materiais para reformar suas casas

Por isso, ter visibilidade no mercado é uma estratégia que pode fazer seus negócios crescerem e muito!

E para isso ser possível existem alguns sites que podem proporcionar esse crescimento através de parcerias, como o É da Casa. Não deixe de conferir essa plataforma facilitadora e seja um profissional parceiro!

Para aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho é preciso ter, além de treinamento de funcionários, um bom parceiro!

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