O poder da internet na divulgação de serviços

Criado: 29 maio Atualizado: 29 maio

O poder da internet na divulgação de serviços

Para que os profissionais autônomos — como você — possam conquistar ainda mais espaço entre a concorrência, é preciso adotar algumas estratégias de divulgação de serviços.

Dentre elas, podemos ressaltar a divulgação pela internet. Afinal, saber como estar presente digitalmente é essencial para conquistar bons resultados.

Além disso, atualmente está se tornando cada vez mais comum que a divulgação de serviços seja feita virtualmente, visando o alcance de pessoas e aumento na possibilidade de indicações.

E pensando no poder da internet na divulgação de serviços, trouxemos um artigo completo sobre o assunto, enfatizando vantagens, desvantagens e as melhores formas de divulgar neste meio.

Boa leitura!

A importância da internet para um profissional autônomo

Como já mencionamos acima, estar presente na internet possibilita que seus serviços sejam vistos por mais pessoas. 

Estar onde seu público está é um passo importante e necessário quando se trata da divulgação de serviços — sejam eles de pintura, reforma ou decoração.

E para que você entenda a dimensão dessa afirmação, vamos aos dados: segundo a pesquisa global do DataReportal, existem 5,16 bilhões de pessoas com acesso à internet, chegando a 64,4% da população mundial

5,16 bilhões de pessoas possuem acesso à internet, totalizando 64,4% da população mundial Fonte: DataReportal

A pesquisa ainda destaca a quantidade de tempo que as pessoas passam usando a internet diariamente: 9 horas e 32 minutos.

Os números só mostram o quanto é relevante fazer uma divulgação de serviços na internet, uma vez que grande parte do seu público está nela.

Agora que você já entendeu a importância da internet, confira as vantagens que ela traz para a divulgação de serviços.

3 vantagens que a internet traz para a divulgação de serviços

Com a internet, o alcance e as interações sociais conseguem romper as barreiras da distância, e isso pode ser extremamente benéfico para divulgar seus serviços. 

Mais do que isso, iremos te mostrar outras três vantagens que ela oferece:

Aumento do vínculo com clientes

A internet permite infinitas possibilidades de melhorar a comunicação com os seus clientes, fornecedores ou parceiros

Identificação de novas oportunidades

Na internet é possível alcançar um público mais diverso, facilitando a identificação de novas oportunidades para a divulgação de serviços.

Garantia de consciência de marca

No seu caso, como profissional autônomo, a sua marca é o seu nome. Com o uso da internet na divulgação de serviços, o seu público passará a reconhecer você, assim como a qualidade do seu trabalho.

Os principais motivos que as pessoas usam a internet

- Encontrar informação: 77.6% - Pesquisar como se faz coisas: 73.0% - Manter contato com amigos e família: 71.7% - Pesquisar sobre produtos e marcas: 70.6% - Assistir vídeos, séries ou filmes: 69.6% - Encontrar novas ideias ou inspirações: 67.8% - Ouvir música: 64.6% - Manter-se atualizado com notícias e eventos: 64.6% - Pesquisas sobre negócios: 58.0% - Educação e estudos: 53.8% - Pesquisas de lugares para viajar ou passar as férias: 51.1% - Jogar: 47.5% - Pesquisar produtos de saúde: 47.2% - Organizar finanças: 45.5% - Networking relacionada ao business: 44.9%

Desafios encontrados na divulgação pela internet

Sim, a internet tem seus desafios. Por ser um “lugar” que conecta pessoas do mundo todo, nem sempre é fácil fazer com que a divulgação de serviços chegue às pessoas certas.

Um dos principais desafios de divulgar na internet é fazer com que a mensagem que você quer passar aos seus clientes seja clara. Isso significa que ela precisa ser relevante, capturando a atenção do público.

Outro desafio que pode ser destacado é a variedade na comunicação. Para fazer a divulgação de serviços é interessante observar e entender as diversas formas de comunicação que estão disponíveis na internet.

E é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Continue a leitura para entender.

As diferentes formas de divulgação de serviços na internet

Produção de vídeos

Mostrar como você se prepara para um serviço de pintura ou reforma, o passo a passo de algum processo ou até mesmo a aplicação de produtos pode fazer com que seu trabalho ganhe mais visibilidade na internet.

O YouTube é uma excelente plataforma para isso, já que ele também serve como mecanismo de busca.

Utilização de hastags

Ainda falando sobre mecanismos de busca, o uso de hashtags em suas publicações pode ser bem vantajoso.

A inclusão de palavras-chave relacionadas à sua área de atuação permite que seus serviços sejam encontrados mais facilmente pelo público.

Participação em comunidades online

Em diferentes sites da internet existem grupos dos mais variados assuntos e é muito comum que as pessoas entrem neles para tirar dúvidas, trocar experiências, criar relacionamentos ou pedir indicações.

Você pode ingressar em uma comunidade em que seu público se encontra e conquistá-los organicamente. Ou seja, evitando ao máximo fazer propagandas de seus serviços abertamente e mostrando, aos poucos, as vantagens de contratá-los.

Divulgação de serviços nas redes sociais

Possivelmente as redes sociais são as primeiras escolhas quando se trata de divulgação de serviços — talvez até tenha sido a sua primeira escolha, certo? Isso porque elas têm uma grande presença na nossa sociedade.

De acordo com uma pesquisa do AII INN, em parceria com a Opinion Box, 75% das pessoas utilizam as redes sociais para buscar produtos ou serviços

4,76 bilhões de pessoas usam as redes sociais, representando 59,4% da população Fonte: DataReportal

Contudo, para alcançar bons resultados na divulgação é necessário sempre se planejar e entregar qualidade em cada conteúdo publicado nas mídias.

Explorando ainda mais o potencial das redes sociais

Já que as redes sociais são as principais formas de divulgação de serviços, o É da Casa resolveu disponibilizar para você um e-book completo e gratuito que traz dicas práticas de como transformar suas mídias digitais em uma vitrine do seu trabalho.

No material você pode conferir:

  • A diferença entre redes e mídias digitais
  • Benefícios que elas trazem
  • Quais as mídias mais utilizadas pelos brasileiros
  • Dicas de como utilizá-las no dia a dia
  • Os melhores formatos para cada plataforma

Para acessá-lo, basta clicar no banner abaixo:Saiba como utilizar as mídias sociais a favor dos seus serviços Receba o material

 

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP