Para que os profissionais autônomos — como você — possam conquistar ainda mais espaço entre a concorrência, é preciso adotar algumas estratégias de divulgação de serviços.
Dentre elas, podemos ressaltar a divulgação pela internet. Afinal, saber como estar presente digitalmente é essencial para conquistar bons resultados.
Além disso, atualmente está se tornando cada vez mais comum que a divulgação de serviços seja feita virtualmente, visando o alcance de pessoas e aumento na possibilidade de indicações.
E pensando no poder da internet na divulgação de serviços, trouxemos um artigo completo sobre o assunto, enfatizando vantagens, desvantagens e as melhores formas de divulgar neste meio.
Boa leitura!
Como já mencionamos acima, estar presente na internet possibilita que seus serviços sejam vistos por mais pessoas.
Estar onde seu público está é um passo importante e necessário quando se trata da divulgação de serviços — sejam eles de pintura, reforma ou decoração.
E para que você entenda a dimensão dessa afirmação, vamos aos dados: segundo a pesquisa global do DataReportal, existem 5,16 bilhões de pessoas com acesso à internet, chegando a 64,4% da população mundial.
A pesquisa ainda destaca a quantidade de tempo que as pessoas passam usando a internet diariamente: 9 horas e 32 minutos.
Os números só mostram o quanto é relevante fazer uma divulgação de serviços na internet, uma vez que grande parte do seu público está nela.
Agora que você já entendeu a importância da internet, confira as vantagens que ela traz para a divulgação de serviços.
Com a internet, o alcance e as interações sociais conseguem romper as barreiras da distância, e isso pode ser extremamente benéfico para divulgar seus serviços.
Mais do que isso, iremos te mostrar outras três vantagens que ela oferece:
A internet permite infinitas possibilidades de melhorar a comunicação com os seus clientes, fornecedores ou parceiros.
Na internet é possível alcançar um público mais diverso, facilitando a identificação de novas oportunidades para a divulgação de serviços.
No seu caso, como profissional autônomo, a sua marca é o seu nome. Com o uso da internet na divulgação de serviços, o seu público passará a reconhecer você, assim como a qualidade do seu trabalho.
Sim, a internet tem seus desafios. Por ser um “lugar” que conecta pessoas do mundo todo, nem sempre é fácil fazer com que a divulgação de serviços chegue às pessoas certas.
Um dos principais desafios de divulgar na internet é fazer com que a mensagem que você quer passar aos seus clientes seja clara. Isso significa que ela precisa ser relevante, capturando a atenção do público.
Outro desafio que pode ser destacado é a variedade na comunicação. Para fazer a divulgação de serviços é interessante observar e entender as diversas formas de comunicação que estão disponíveis na internet.
E é exatamente sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Continue a leitura para entender.
Mostrar como você se prepara para um serviço de pintura ou reforma, o passo a passo de algum processo ou até mesmo a aplicação de produtos pode fazer com que seu trabalho ganhe mais visibilidade na internet.
O YouTube é uma excelente plataforma para isso, já que ele também serve como mecanismo de busca.
Ainda falando sobre mecanismos de busca, o uso de hashtags em suas publicações pode ser bem vantajoso.
A inclusão de palavras-chave relacionadas à sua área de atuação permite que seus serviços sejam encontrados mais facilmente pelo público.
Em diferentes sites da internet existem grupos dos mais variados assuntos e é muito comum que as pessoas entrem neles para tirar dúvidas, trocar experiências, criar relacionamentos ou pedir indicações.
Você pode ingressar em uma comunidade em que seu público se encontra e conquistá-los organicamente. Ou seja, evitando ao máximo fazer propagandas de seus serviços abertamente e mostrando, aos poucos, as vantagens de contratá-los.
Possivelmente as redes sociais são as primeiras escolhas quando se trata de divulgação de serviços — talvez até tenha sido a sua primeira escolha, certo? Isso porque elas têm uma grande presença na nossa sociedade.
Contudo, para alcançar bons resultados na divulgação é necessário sempre se planejar e entregar qualidade em cada conteúdo publicado nas mídias.
Já que as redes sociais são as principais formas de divulgação de serviços, o É da Casa resolveu disponibilizar para você um e-book completo e gratuito que traz dicas práticas de como transformar suas mídias digitais em uma vitrine do seu trabalho.
No material você pode conferir:
Para acessá-lo, basta clicar no banner abaixo: