Os diferentes tipos de tinta e onde aplicá-las

Criado: 26 set Atualizado: 17 fev

Os diferentes tipos de tinta e onde aplicá-las

A pintura é o toque final que dá vida aos ambientes. Mas, para garantir sucesso nessa etapa da obra, é preciso fazer a escolha certa entre os diferentes tipos de tinta disponíveis no mercado.

Essa decisão, geralmente, fica por conta dos pintores. Entretanto, é muito importante manter o cliente informado sobre os critérios utilizados nessa escolha. Com isso, você oferece a ele uma melhor experiência e gera valor ao seu serviço de pintura.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para colaborar com você, pintor, na conscientização de seus clientes sobre o assunto. O material ficará disponível para consulta sempre que você precisar relembrar ou esclarecer algo.

Os principais tipos de tinta e onde aplicá-los

Para ter um acabamento bonito e durável, é necessário compreender que cada tinta tem uma finalidade específica e deve ser aplicada considerando as características das superfícies e dos ambientes.

Reunimos aqui os principais tipos de tinta disponíveis no mercado. Confira quais são eles e onde devem ser utilizados:

Tinta acrílica:

A tinta acrílica se assemelha à tinta látex em vários aspectos. Entretanto, difere quanto ao tipo de resina empregada em sua produção.

Por ter em sua composição grande quantidade de resina acrílica, oferece alta resistência e impermeabilidade, sendo recomendada para ambientes externos, internos e úmidos. 

O material é solúvel em água, tem secagem rápida, uma excelente cobertura e disfarça imperfeições da superfície, além de ser muito versátil — permitindo acabamento fosco, acetinado ou semibrilho.

Encontrar esses três acabamentos com qualidade e custo-benefício satisfatórios não é uma tarefa fácil, porém, existe uma plataforma online em que é possível achá-los: o É da Casa.

Também é importante lembrar que essa tinta possibilita uma limpeza prática, que pode ser realizada com água e detergente neutro. 

Tinta lavável premium:

A tinta lavável, como o nome já diz, pode ser lavada — com os produtos adequados — sem risco de estragar. Para isso, basta usar água, detergente neutro e uma esponja macia.

Por oferecer alta resistência, é ideal para ambientes com fluxo intenso de pessoas: cozinhas, áreas que recebem crianças e outros lugares que precisam ser lavados com frequência.

Também é uma boa opção para repintura. Em relação ao acabamento, é levemente fosco.

Essa tinta é solúvel em água, tem fácil aplicação, pouco cheiro e resistente à líquidos — por isso não mancha com facilidade.

Tinta esmalte

A tinta esmalte é indicada para superfícies de madeira, ferro, alumínio e galvanizados. Pode ser usada em ambientes internos e externos, pois é altamente resistente às intempéries. 

O material foi desenvolvido para ter uma fácil aplicação e criar uma camada protetora quando aplicado. Ele permite uma cobertura uniforme, boa aderência e secagem rápida. 

O acabamento pode ser brilhante, ponto forte do produto. Mas existem versões que possibilitam uma aparência acetinada, metalizada ou fosca.

O esmalte sintético é encontrado à base de solvente ou água — nesse último caso, o cheiro não é tão forte e a secagem é mais rápida.

É importante ressaltar a importância da qualidade na hora de escolher a tinta, e disso o É da Casa entende. Em nossa plataforma online, é possível encontrar os mais diversos produtos para que os seus serviços sejam impecáveis do começo ao fim.

Tinta epóxi

A tinta epóxi não é solúvel em água e deve ser diluída em solvente. Entre suas principais características estão a alta resistência, durabilidade e impermeabilidade.

O produto é ideal para locais úmidos ou com presença de água, substâncias químicas e elementos abrasivos. Também é indicado para lugares onde há tráfego constante de pessoas, máquinas e veículos.

As superfícies pintadas com essa tinta são fáceis de limpar devido ao bom nivelamento proporcionado pelo material. Em relação ao acabamento, pode ser tanto fosco quanto brilhante.

É importante lembrar que a tinta epóxi e o revestimento epóxi são produtos distintos — a segunda opção é mais espessa e indicada apenas para pisos como os de estacionamentos e quadras, por exemplo.

Agora que já falamos sobre os variados tipos de tinta, é importante lembrar que o pintor também define qual das três categorias de tinta disponíveis no mercado é ideal para cada projeto. Saiba quais são elas e suas indicações de uso a seguir.

Tintas econômicas, standard e premium

De acordo com as normas brasileiras (NBR 15079), os fabricantes podem produzir e comercializar até três categorias de tintas. São elas: premium, standard e econômica.

As normas brasileiras permitem que os fabricantes comercializem até três categorias de tintas. São elas: premium, standard e econômica.

Existem algumas diferenças entre esses tipos de tinta. Para te ajudar, o É da Casa fez um resumo sobre o assunto. Entenda:

Tintas econômicas

Essa é uma opção para quem busca um produto mais acessível. Como o nome sugere, esse tipo de tinta tem um custo menor. Por outro lado, o rendimento é mais baixo e o número de demãos para ter um acabamento satisfatório tende a ser maior.

Por oferecer uma resistência inferior às outras, a tinta econômica não é recomendada para pinturas externas. Portanto, opte por usar em ambientes internos, sem umidade e com baixo nível de abrasão.

Entre os tipos de tinta, a econômica tem um valor baixo, porém, menor rendimento e resistência. É indicada para ambientes internos.

Quer encontrar a melhor tinta econômica para o seu serviço de pintura e ainda pelo melhor custo-benefício? Então, não deixe de conhecer o É da Casa.  

Ele é uma plataforma online que oferece variedades de produtos para você encontrar tudo o que precisa na hora da reforma em algum ambiente.

Tintas standard

Em inglês, essa palavra significa “padrão”. Essa categoria de tinta oferece um excelente custo-benefício, por isso tem um valor um pouco mais alto que a econômica, porém, menor do que as tintas premium.O produto pode ser usado em ambientes internos e externos, mas no caso da segunda opção oferece menor durabilidade. O rendimento da tinta standard é relativamente bom e a tinta oferece uma boa cobertura.

Entre os tipos de tinta, a standard tem um valor mediano, bom rendimento e resistência aceitável. É indicada para ambientes internos e externos.

Quer uma dica de onde encontrar esse produto pelo melhor preço e com alta qualidade? Venha conhecer o É da Casa e não deixe de conferir a tinta standard que temos.

Tintas premium

Esse tipo de tinta tem uma alta durabilidade, motivo pelo qual faz valer o preço pago. Esse material permite um excelente acabamento, resiste ao mofo e à umidade, tem pouco odor e é lavável.

Por conta de todas essas boas características, a tinta premium é indicada para ambientes externos que precisam de um material com melhor qualidade.

Entre os tipos de tinta, a premium tem excelente custo-benefício, ótimo rendimento e grande durabilidade. É indicada para ambientes externos.

Venha conhecer as opções de tintas na categoria premium que o É da Casa tem. Além de entregar qualidade em seus produtos, também é possível encontrar preços justos.

O É da Casa tem as tintas ideais para todos os projetos!

No É da Casa, você encontra os diferentes tipos de tintas para utilizar em seu projeto, além de uma grande variedade de materiais necessários para a realização de uma pintura eficiente.

Os produtos têm qualidade garantida e colaboram para um serviço impecável e resultados excelentes.

Acesse nossa plataforma online e confira — com muita praticidade —  todas as opções disponíveis.

No É da Casa você encontra as melhores tintas para uma pintura impecável! Confira.

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP