Conheça os tipos de verniz e para qual superfície cada um deles é indicado

Criado: 27 fev Atualizado: 15 mar

Conheça os tipos de verniz e para qual superfície cada um deles é indicado

O verniz é um produto bastante conhecido no universo da construção e reforma. Na verdade, até as pessoas que não entendem exatamente para o que ele serve, com certeza já ouviram falar sobre ele ou já apreciaram o acabamento que ele proporciona às superfícies, sobretudo nas de madeira.

Foi pensando nisso que o É da Casa resolveu detalhar suas características, seus tipos e particularidades com a finalidade de te auxiliar na hora de reformar ou proporcionar um acabamento de qualidade ao seu espaço ou móvel.

Continue a leitura desse artigo e saiba tudo sobre o verniz.

O que é verniz e para o que serve

O verniz é uma substância líquida que é aplicada sobre uma superfície para criar uma camada protetora, dificultando a corrosão do objeto ou da peça ao ar livre e proporcionando um visual mais bonito.

Geralmente ele é associado à madeira, na qual é mais aplicado, porém o verniz pode ser utilizado em diferentes situações, inclusive em concreto e objetos. Entretanto, aqui neste artigo, focaremos no seu uso para reforma e construção.

A substância confere uma aparência mais consistente e polida à peça, podendo subtrair ou adicionar brilho e é separada em diferentes tipos, a depender do material ao qual vai ser aplicada. 

Tipos de verniz

Como mencionamos acima, o verniz pode conferir brilho ou não, por isso ele é encontrado em três formas:

O verniz possui três tipos: o fosco, acetinado e alto brilho

Ainda há o multiuso, que é mais indicado para realçar a beleza de objetos ou superfícies. Geralmente é encontrado em spray.

Além disso, existem vernizes específicos para cada tipo de superfície. Vamos aos aplicáveis à madeira, já que este material é o que mais recebe a substância.

Verniz marítimo → Esse tipo também é conhecido como verniz naval e serve para proteger de superfícies que ficam expostas na maior parte do tempo. Ambientes externos como decks, móveis que ficam em ambientes abertos e terraços são alguns dos exemplos indicados para recebê-lo.

Verniz tingidor →  A substância pode ser incolor ou ter uma coloração que realce a beleza da madeira. Este último caso é o tingidor. Ele pode colorir e preservar a qualidade natural do objeto, conferindo um acabamento mais bonito – geralmente na cor mogno ou imbuia. Este tipo de verniz pode ser utilizado com ou sem diluição em aguarrás, depende da marca.

Verniz copal → Geralmente esse tipo já vem pronto para uso, mas pode ser diluído em aguarrás também. Ele é mais indicado para superfícies internas que podem ser novas ou não. Seu acabamento é brilhante.

Verniz premium → Este tipo necessita de diluição em aguarrás, porém oferece uma resistência muito maior às intempéries e à ação do tempo. Ela possui uma elasticidade maior que os demais tipos e, por isso, consegue penetrar mais apropriadamente na madeira. É indicado tanto para superfícies internas e externas e confere um acabamento mais sofisticado.

Verniz, stain ou seladora?

Antes da aplicação de um verniz, existe a preparação da superfície para recebê-lo. Geralmente isso é feito com procedimentos acompanhados de lixamento e limpeza, mas existem algumas condições que precisam ser observadas.

Como o principal objetivo do verniz é construir uma película protetora sobre a superfície, sua capacidade de preencher os poros e rachaduras não é tão efetiva. Por isso, antes, é necessário utilizar uma solução seladora. Ela, no entanto, não cria a camada protetora, deixando isso a cargo do verniz.

O stain, no entanto, é uma substância que muitas vezes é utilizada no lugar do verniz, mas isso não significa que ele é um substituto. Ao contrário dele, essa substância tem uma penetração mais profunda na madeira e promove uma preservação mais natural da sua superfície, mantendo os veios e as linhas intactas. Uma vantagem é que ele não precisa ser diluído em aguarrás e pode ser aplicado direto da lata.

Mas o stain não pode ser aplicado sobre uma pintura, apenas sobre ele mesmo. Entretanto, ele tem um alto poder de proteção e não descasca com o tempo, mas pode acontecer de desbotar.

E ele não precisa de uma seladora nem de lixamento prévio. Pode ser aplicado diretamente na madeira.

Seleção do É da Casa

Aqui no É da Casa, possuímos quatro tipos diferentes de verniz, cada um dedicado ao acabamento que você desejar conferir à superfície.

VERNIZ FILTRO SOLAR REAL LUX BRILHANTE

Nosso verniz da marca Real possui filtro solar contra raios UV que impedem a deterioração da superfície da peça, mantendo-a bela e protegida por mais tempo. Esse tipo confere um acabamento brilhante.

VERNIZ COPAL REAL LUX BRILHANTE

Nosso outro produto é do tipo copal. Também da marca Real, esse verniz contém a proteção contra raios UV – assim como o verniz acima – e já vem pronto para uso, oferecendo um excelente rendimento e acabamento brilhante.

VERNIZ IMBUIA REAL LUX BRILHANTE

Já este tipo de verniz é indicado para colorir a superfície da peça ou instalação com o aspecto imbuia, conferindo maior beleza e um brilho mais duradouro. Pode ser aplicada em áreas internas e externas.

→  VERNIZ MOGNO REAL LUX BRILHANTE

Também atribuindo coloração à superfície, este produto confere um aspecto de mogno à peça. Esse verniz, tanto quanto o anterior, pode ser utilizado em áreas já envernizadas ou em superfícies virgens.

Visite nosso catálogo completo

Os vernizes conferem um acabamento bonito e protegem a peça ao qual são aplicados, mas em alguns casos ele necessita de um solvente ou de equipamentos especiais para que sua aplicação ocorra da melhor maneira.

Por isso, é importante que você visite nosso site para conferir o catálogo completo do É da Casa. Lá, é possível encontrar seladores, trinchas e solventes que vão te auxiliar a conferir o melhor acabamento à superfície que deseja.

E se você tiver procurando tintas ou outros materiais, o É da Casa também pode te ajudar. Clique no banner abaixo e acesse nosso site.

Venha conhecer o catálogo completo de produtos do É da Casa

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP