Guia completo da gestão de vendas eficaz

Criado: 01 dez Atualizado: 06 jan

Guia completo da gestão de vendas eficaz

Exercer uma gestão de vendas eficaz é um processo extremamente importante para qualquer lojista que deseja o sucesso do negócio e o aumento dos lucros. 

Mais do que isso, o lojista que faz uma gestão de vendas eficaz em sua loja também consegue estar à frente de seus concorrentes e gerar bons resultados a médio e longo prazo.

Outro ponto em que a gestão de vendas eficiente pode ajudar é na fidelização de clientes. Fazer um gerenciamento comercial de qualidade traz organização ao seu estabelecimento, atraindo cada vez mais consumidores.

Ou seja, percebe-se que a qualidade da gestão de vendas faz toda diferença para que seu negócio prospere. Por isso, viemos te entregar um guia completo sobre essa estratégia!

Iremos te explicar desde o que é a gestão de vendas até como o É da Casa pode te ajudar a exercê-la. Continue a leitura para conferir.

Tudo sobre a gestão de vendas

Após falarmos sobre como a gestão de vendas é importante para os lojistas, precisamos explicá-la para que possam colocá-la em prática.

O primeiro ponto é saber seu conceito. A gestão de vendas é um conjunto de ações voltadas para o time comercial da loja, visando a melhora no direcionamento de processos. Ela ajuda na identificação de gargalos e soluções práticas e eficientes para otimizar as vendas.

Seu principal objetivo é informar os funcionários sobre as melhores práticas e estratégias de venda, otimizando o uso de recursos já disponíveis e os esforços – coletivos e individuais.

A importância da gestão de vendas para sua loja

Para o pleno funcionamento de uma loja, o lojista deve arcar com diversas responsabilidades. Dentre elas:

Pagar os fornecedores; Investir em treinamentos de funcionários; Adquirir novos produtos; Remunerar os colaboradores

E para que isso seja possível, é necessário que as vendas do mês sejam suficientes para cobrir todas as despesas e ainda acumular lucros. Uma das formas de fazer esse processo de forma positiva é com uma boa gestão de vendas.

Além disso, essa estratégia é importante pois aumenta a força das vendas em um mercado tão competitivo como o da construção civil.

Pense assim: produtos iguais são vendidos por diversas lojas de materiais de construção. Porém se o time trabalhar unindo suas forças, as chances do cliente escolher o seu estabelecimento é maior.

Dito isso, a loja que não souber fazer uma boa gestão de vendas pode se perder no andamento dos negócios e não saber identificar o que está levando à perda de lucros ou às vendas fracas no mês.

Um gestor de vendas que não entende sobre o assunto – ou até mesmo sua importância – não compreende os aspectos que podem ser melhorados na venda.

Por isso, a seguir explicaremos o papel de um gestor de vendas e como ele deve ser o pilar para que todo o processo funcione!

Gestor de vendas: entenda qual o seu papel

Em lojas de materiais de construção de pequeno ou médio porte, é comum que o gestor de vendas seja também o dono do estabelecimento. Então, para que essa função fique mais clara, iremos explicá-la.

O papel de um gestor de vendas é liderar sua equipe para que os resultados de venda sejam positivos.

É função do gestor de vendas treinar sua equipe, delegar tarefas e estabelecer metas, assim como criar cenários favoráveis para o alcance delas.

Como ter sucesso na gestão de vendas? 

Sabemos que não há uma fórmula mágica para o sucesso, porém existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma gestão de vendas excelente.

5 dicas para uma gestão de vendas eficaz: #1. Conheça seu time e entenda suas necessidades #2. Saiba desafiar e motivar sua equipe #3. Compartilhe informações com o time – sobre clientes e concorrência #4. Defina metas claras #5. Adapte e otimize o ciclo de vendas, conforme o momento atual do mercado

Com isso, é possível melhorar a gestão de forma gradual e dinâmica, sem gastos adicionais e com muita eficácia.

4 estratégias de gestão de vendas para você implementar na sua loja

Agora que você já entendeu o que é uma gestão de vendas e como ela é importante para o seu negócio, iremos te explicar quatro estratégias que irão melhorá-la ainda mais e fazer a sua loja se destacar da concorrência.

  • Reveja seus lucros anteriores

Visite o faturamento de alguns meses anteriores e avalie o desempenho que sua loja teve. Após isso, é possível fazer a comparação dos números atuais, entender os pontos fortes e fracos e começar a fazer estratégias de vendas mais eficazes.

  • Estude o mercado

O mercado da construção civil está em constante mudança, além de ser extremamente competitivo. Considere a realidade atual deste setor e estude os seus principais concorrentes, as novas tendências e o comportamento dos consumidores.

  • Conheça seu cliente 

Não é possível vender sem conhecer os gostos e desejos dos seus clientes. Ou seja, para fazê-los comprarem seus produtos, você precisa entender suas necessidades. E, para fazer isso, é preciso observá-los em suas compras.

  • Faça feedbacks com seus funcionários

Após entender o que não está dando certo em sua loja, é preciso passar aos seus funcionários um feedback sobre a situação. Dessa forma, eles podem adquirir os conhecimentos necessários para mudar esse cenário.

A partir dessas estratégias, você pode iniciar a mudança na gestão de vendas da sua loja e lucrar ainda mais no dia a dia. 

E para incentivar sua mudança estratégica, trouxemos mais uma dica: , sabia que o É da Casa também pode te ajudar nesse assunto? Veja a seguir.

Como o É da Casa ajuda os lojistas na gestão de vendas?

A resposta para essa pergunta é simples: por meio de conteúdos! No blog do É da Casa, lojistas podem encontrar diversos artigos que irão os ajudar não apenas na gestão de vendas, mas também no cotidiano comercial como um todo.

Os conteúdos que preparamos para lojistas são pensados especialmente para as suas necessidades diárias em um setor tão competitivo quanto o da construção civil. 

É possível encontrar dicas de melhores datas para vendas, como treinar seus funcionários da melhor forma e muito mais! Tudo para que você, lojista, possa consultar sempre que precisar lembrar de algo ou implementar alguma estratégia no estabelecimento. 

E isso não é tudo. O É da Casa ainda tem outra forma de te ajudar, mas dessa vez quanto aos lucros e melhores condições dentro do mercado. Confira abaixo.

Já pensou em formar uma parceria, lojista? 

Para que sua loja lucre ainda mais e possa prosperar no mercado da construção civil, é preciso fazer mais do que uma gestão de vendas eficaz – apesar de ser um processo muito importante.

E por que não formar uma parceria? O É da Casa, por exemplo, oferece diversos benefícios para que os lojistas parceiros possam se destacar no setor. Ter um maior portfólio de produtos e uma diminuição de custos comerciais e financeiros são apenas alguns deles.

Venha saber mais sobre o que podemos te oferecer e aproveite para se cadastrar e se tornar uma parte importante da nossa marca!

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