Seja em uma loja de bairro ou em uma multinacional, ter um bom plano de treinamento de funcionários é essencial para que seu negócio tenha sucesso no mercado.
Agora, como fazer isso de maneira dinâmica e que realmente agregue no dia a dia dos seus funcionários, esse sim é o segredo.
Você sabia que mesmo nos dias de hoje, ainda surgem perguntas como:
Mas saiba você, lojista, que esse não é o caminho certo a se seguir. Se um estabelecimento quer que seus funcionários cresçam e se desenvolvam profissionalmente, é preciso investir em um bom treinamento de funcionários. O crescimento começa por ações bem induzidas.
E pensando nisso, trouxemos este artigo com tudo o que é preciso saber sobre como fazer um treinamento de funcionários de forma eficiente.
Muitos chefes ainda possuem a dúvida sobre o que realmente pode ser um treinamento de capacitação de funcionários, então vamos aos esclarecimentos.
De forma rápida e resumida, o treinamento de funcionário pode ser entendido como técnicas que vão capacitar os funcionários, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento profissional dos mesmos.
A primeira impressão pode ser de algo complicado e cheio de etapas ou teorias, mas não é bem assim.
Um exemplo prático disso são as metas. Todos os lugares possuem metas, mesmo uma loja pequena, afinal são elas que fazem o estímulo de toda a equipe subir.
Nesse caso, um funcionário que teve um bom treinamento vai conseguir desempenhar suas funções de forma mais eficiente, além de conhecer todos os passos e processos que levarão o cliente a escolher aquele produto.
Outra boa prática para um treinamento de funcionários ser eficaz é focar no bom e velho atendimento ao cliente.
Sim, a história já é velha e repetitiva, mas não dá para fugir desse método. A primeira coisa que um cliente repara na sua loja é o quão bem ele é tratado e os esforços que os funcionários têm para levá-lo à decisão de compra.
O que se pode concluir de tudo isso é que, não precisam ser tomadas ações caras e ousadas para se ter um com treinamento ou capacitados dos seus funcionários.
Qualquer tipo de preparação é válida, até mesmo sentar ou acompanhar um colega de equipe no dia a dia vale como treinamento para sua futura rotina.
Nos dias atuais, a cultura do desenvolvimento está sendo implementada na maioria das empresas ou lojas que seguem as tendências do mercado.
Isso porque se trata de proporcionar treinamentos e capacitações para os funcionários de forma contínua, com o objetivo de ter uma constante atualização de informações.
Exemplos práticos disso são cursos que envolvem a área de atuação do seu funcionário.
Não é porque se trata de estudos e treinamentos que a implementação vai ficar chata ou muito difícil.
Aqui, temos algumas dicas de como proporcionar conhecimentos para seus funcionários de forma descontraída e dinâmica.
Um líder dentro de um ambiente de trabalho é o pilar focal de toda organização.
Quando pensamos em lojas, o papel de líder pode estar atrelado ao de chefe, por se tratar de um estabelecimento de porte menor.
E nisso entra esse exercício: deixar, em um dia de cada mês, um funcionário exercer o papel de liderança, possibilitando o mesmo ter uma experiência de comando.
Para tornar os futuros treinamentos mais interessantes e atendendo a todas as necessidades dos seus funcionários, uma dica é realizar pesquisas.
A ideia é fazer um levantamento de dados, uma pesquisa interna, mais especificamente, com os temas preferidos dos funcionários – e os necessários também.
A grande vantagem dos treinamentos é a possibilidade de interação entre os funcionários.
A dica aqui é fazer atividades que possam dar aos seus funcionários a liberdade de compartilhamento de experiências que eles já possuem no dia a dia.
Sabia que a construção civil cresceu 10,7% em 2020? Isso significa que, com a pandemia em seu ápice, muitas pessoas passaram a frequentar mais lojas de materiais para reformar suas casas.
Por isso, ter visibilidade no mercado é uma estratégia que pode fazer seus negócios crescerem e muito!
E para isso ser possível existem alguns sites que podem proporcionar esse crescimento através de parcerias, como o É da Casa. Não deixe de conferir essa plataforma facilitadora e seja um profissional parceiro!