O passo a passo para um bom acabamento de parede

Criado: 07 nov Atualizado: 17 nov

O passo a passo para um bom acabamento de parede

Fazer um bom acabamento de parede é uma função essencial para os pintores profissionais. Afinal, esse processo é uma parte importante na finalização dos serviços.

Por esse motivo, ele precisa ser bem feito. E ao contrário do que muitos pensam, fazer um acabamento de parede impecável possui o envolvimento de alguns processos.

O primeiro deles, por exemplo, é preparar a parede com reboco, chapisco ou emboço, além de utilizar argamassas adequadas. Dessa forma, os acabamentos com tinta, massa decorativa ou cerâmica terão um resultado final satisfatório.

Também é importante lembrar que, antes do acabamento de parede ser feito, é preciso verificar se ela está regularizada.A função da regularização é analisar se as paredes possuem atributos como, proteção ao fogo, termoacústica e mecânica.

Ou seja, percebe-se que essa não é uma tarefa simples, certo? Seja profissional ou iniciante, é necessário entender a importância desse processo nos serviços e saber como fazê-lo da melhor maneira. 

Por isso, nós vamos te mostrar um passo a passo sobre como entregar um bom acabamento de parede para seus clientes.

Como fazer um excelente acabamento de parede

Para facilitar o seu dia a dia como pintor e garantir a satisfação dos clientes – e até mesmo algumas indicações –, separamos alguns passos relevantes para que o acabamento de parede seja feito da melhor maneira possível. Confira: 

Passo 1: Regularização de parede

Como já mencionamos, a regularização é importante para a segurança do profissional e dos clientes. Mais do que isso, nesse processo também é necessário se atentar ao tipo de superfície a ser regularizada.

Podem ser paredes de tijolos, cerâmica, concreto ou calcário, por exemplo. Essa prática permite identificar se existe maior ou menor absorção de água – dependendo do material –, além de evitar futuras fissuras que comprometem o revestimento.

Passo 2: Limpeza da superfície

Esse é um passo simples, mas muito importante para conseguir um bom acabamento de parede: antes da pintura, limpe bem a superfície.

Pequenas sujeiras – poeira ou terra – podem comprometer a pintura e, futuramente, o acabamento final. O melhor jeito de limpar é com um pano limpo e seco, removendo quaisquer resíduos e detritos.

Dica extra: se a parede apresentar mofo, é recomendado utilizar água sanitária para removê-lo.

Passo 3: Direção da pintura

Para um acabamento de parede perfeito, comece pintando a parede do centro, levando o pincel em direção ao chão. Dessa forma as cerdas chegam ao rodapé mais secas, o que evita o desperdício de tinta.

Além disso, lembre-se de sempre cobrir o rodapé com uma fita crepe grossa. Utilize uma régua para garantir sua aderência à superfície.

Passo 4: Ferramentas certas

Quando chegar a hora de fazer o orçamento da pintura e do acabamento de parede, avalie com muita precisão os ambientes para entender quais materiais serão realmente necessários.

A partir dessa avaliação, faça uma lista de tudo que será preciso – lixas, rolos e trinchas específicas, por exemplo. Assim, evita-se surpresas indesejadas para os clientes e ainda se otimiza o tempo de trabalho, focando apenas no essencial.

Passo 5: Avaliação do clima

A previsão do tempo é um fator muito importante para o acabamento de parede e também para organizar os seus dias de trabalho.

Se o clima estiver muito úmido, a tinta irá demorar mais para secar, e isso pode provocar o aparecimento de bolhas na superfície. Já se o dia for muito seco, a tinta não vai se espalhar com facilidade e pode acabar manchando as paredes.

A dica é evitar pintar quando o clima estiver com umidade menor do que 15%.

Passo 6: Segunda demão de tinta

Talvez este seja um dos passos mais importantes para garantir um bom acabamento de parede. A maioria das paredes precisam de uma segunda demão de tinta.

Claro que é preciso avaliar cada caso, mas quando ela realmente for necessária, é preciso esperar no mínimo quatro horas antes de aplicá-la.

Com a segunda demão, é possível eliminar defeitos que passaram despercebidos e até mesmo uniformizar a parede.

Lixar as paredes antes da pintura ajuda a garantir um acabamento melhor?

A resposta é sim. Lixar as paredes é, na verdade, uma etapa fundamental para garantir que o acabamento das superfícies fique impecável.

Esse processo permite que a tinta tenha melhor aderência, durabilidade e, principalmente, um efeito visual melhor nas paredes.

Se o pintor não lixar bem a superfície antes de pintar, a tinta pode descascar em pouco tempo, além da cobertura apresentar deformações mais visíveis.

Caso a parede esteja descascando ou apresente irregularidades, é necessário retirar o excesso de material com uma espátula ou lixa de ferro.

Uma tendência não tão nova: o acabamento rústico

Quando falamos de acabamento rústico, não estamos falando de nada mal feito. Trata-se de uma tendência que está voltando atualmente, que consiste no mínimo de alteração nas superfícies. Confira o passo a passo para um acabamento de parede rústico:

Limpeza da parede Verificação de possíveis infiltrações Lixar as irregularidades ou tintas que estão descascando Em caso da existência de reboco na parede, primeiro aplique um selador; se a parede já foi pintada alguma vez, não há necessidade dessa etapa Após esse processo, você já pode aplicar a tinta

Com isso, pode-se perceber que os passos para um acabamento rústico são mais básicos. Porém, é sempre importante apresentar as opções para os seus clientes e deixá-los decidir conforme suas preferências.

Confira mais conteúdos relevantes com o É da Casa!

Se você considera esse conteúdo relevante para o seu dia a dia profissional, não perca a oportunidade de receber mais materiais exclusivos que vão te ajudar a tornar seus serviços ainda mais impecáveis.

E isso é possível com a parceria do É da Casa. Ao se tornar nosso profissional parceiro você conta com benefícios como maior visibilidade dos seus serviços no mercado da construção civil e a possibilidade de ficar menos tempo sem trabalho.

Nós também disponibilizamos descontos exclusivos nos produtos do nosso site para os pintores parceiros. 

Cadastre-se agora mesmo e entre para o É da Casa:

Venha fazer parte da nossa marca! Cadastre-se

O que você está
esperando para
ser nosso parceiro?

O que você está esperando para ser nosso parceiro? Cadastre-se!
  • Compartilhe

Warning: Array to string conversion in /home/storage/9/75/eb/edacasa1/public_html/wp-content/plugins/gs-facebook-comments/public/class-wpfc-public.php on line 311
Array

Por dentro do nosso instagram

© 2021 É da Casa - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Layer UP