Difícil encontrar uma pessoa que ainda não tenha ouvido, pelo menos, falar do WhatsApp. Podemos dizer que essa ferramenta é indispensável nos dias de hoje.
Em 2020, o WhatsApp chegou a 5 bilhões de instalações na loja de apps do Google, alcançando a marca histórica na Google Play Store e apontado como o aplicativo mais usado do mundo, segundo um levantamento independente realizado pela firma de análise de dados Sensor Tower.
O uso dele não se restringe à troca de mensagens entre amigos e familiares. A ferramenta vem sendo incluída em diversas estratégias de grandes empresas para gerar uma comunicação direta e ágil com o cliente.
Não é à toa que em 2018 foi lançado o WhatsApp Business.
De acordo com a própria empresa, o WhatsApp Business “foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes, exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras”.
Na ferramenta é possível criar catálogo de produtos e serviços, e organizar e automatizar mensagens para respondê-las rapidamente. Tudo isso de maneira personalizada.
Além disso, seus clientes podem encontrar você ou o seu produto em uma espécie de lista disponível no próprio aplicativo que mostra diversas lojas de produtos e serviços variados perto da localização do usuário.
Segundo a Pesquisa de Notícias Brasileiras de fevereiro de 2020 divulgada pela Panorama Mobile Time / Opinion Box, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com as marcas.
Que este canal de comunicação tem muitas funcionalidades já ficou claro. Mas agora, como usá-lo a favor do seu negócio? Separamos três dicas para você.
Geralmente, quando pensamos em falar a mesma coisa com várias pessoas, criamos grupos para isso. Porém, para uma comunicação mais voltada aos negócios, isso não é o ideal.
O seu cliente espera que sua conversa com ele seja personalizada e direta. Para isso, você pode criar uma lista de transmissão. Com ela você a mensagem chega a cada cliente separadamente, aumentando a possibilidade de leitura e criando um canal direto com eles.
Ter um atendimento ágil e eficiente é tudo que um cliente deseja quando tem alguma dúvida ou deseja solucionar problemas.
Por ser um aplicativo voltado para a troca de mensagens, o Whatsapp se tornou o meio mais rápido de comunicação, em comparação com o e-mail e SMS.
Sendo assim, não deixe seus clientes esperando resposta por muito tempo.
Pelo WhatsApp é possível utilizar diversos recursos como áudio, vídeo, imagem, catálogos, entre outros.
Explore cada um deles de forma apropriada para deixar a relação com o seu público cada vez mais próxima. Todo cliente gosta de conhecer os detalhes do produto pelo qual está interessado e você pode atender a essa necessidade.
O WhatsApp processa cerca de 65 bilhões de mensagens por dia, ou seja, essa ferramenta é indispensável para o sucesso do seu negócio. Pegue essas dicas e comece a criar relacionamento com os seus clientes.